Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Meio Ambiente e o risco da ingerência para o Brasil

           Acompanhei a reportagem no dia 21 de abril de 2011, do Jornal Nacional (Rede Globo), que mostrou o risco do grande número de hidrelétricas construídas nos rios do Pantanal, um bioma que quase se confunde com o amazônico, já foi constatado mudanças nos níveis das águas o que, conseqüentemente, vêm acarretando alterações na biodiversidade da região. Essas alterações são conhecidas no Brasil e no exterior e apresentam um perigo não só para o meio ambiente, mas creio, também geopolítico para o Brasil. Algumas organizações internacionais já se manifestaram em relação ao modelo de desenvolvimento adotado pelo país, a Organização dos Estados Americanos (OEA), por exemplo, solicitou ao Brasil que parasse os procedimentos de construção da hidrelétrica de Belo Monte no Estado do Pará.
          Intervenções como esta ameaçam a soberania do Brasil e podem levar a ingerência no país, especialistas em Relações Internacionais apontam que a ingerência passou a ser uma doutrina e isso foi confirmado pelo General Heleno – ex-comandante do Exército na Amazônia – no programa Canal Livre da TV Bandeirantes em 15 de maio de 2011. Na ocasião o General apontou as condições precárias do Exército Brasileiro na fronteira e a necessidade de uma valorização das forças armadas no contexto de maior importância do país no cenário internacional. 
          Acredito que para o Brasil, ações estratégicas como a reativação da quarta frota dos Estados Unidos devem ser levadas em consideração, principalmente porque a região Amazônica atualmente desperta interesses do mundo, é a última grande fronteira de recursos e é considerada estratégica internacionalmente, sendo fundamental ao Brasil se tornar cada vez mais conhecedor das potencialidades da floresta e de sua viabilidade em pé do que derrubada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário